quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Batuku

Uma tradição a nao ser esquecida

Uma celebração típica da dança do conselho de Santiago no qual - ainda sendo extremamente influenciado pela cultura africana - Na maioria das vezes somente mulheres participam. Pilon no ciclo de Tabanka, assim como outras festividades como casamentos , baptismos, também são ocasiões para a sua pratica.
Batuku crioulo, Batuque Português.

Um par de mulheres sentam-se em circulo e reproduzem o ritmo na esfera pressionada de pano que está em seu regaço. Nas voltas cantam-lhe com um cantor de solo. A batida torna-se mais ruidosa e mais rápido com a repetição do coro pelo solista. Uma ou duas mulheres que amarram um pano em torno da sua cintura dançam no meio e balançam seus quadris. Geralmente a celebração termina com o solista que cantando um Finason no meio do círculo.

Batuko - folclore apenas para turistas?

De acordo com um hitoriador Cabo verdiano, Batuko é executado somente em eventos do folclore. Entretanto, os vários eventos, os baptismos, e outras festividades têm contribuído já para convencer-nos que Batuko está ainda vivo e muito actual.
Nós não nos ocupamos tanto de que os mais novos usem em um período que faça a separação entre o modernismo e a tradição cada vez mais difíceis. Nós encontramos um pouco de fascinio na faixa “po di terra” de Tarrafal combina uma guitarra e um violino com as Batucadeiras de Chom Bom em seu mais novo cd “triste sta na rua".

Sem comentários: