domingo, 1 de fevereiro de 2009

Cinzas

Quarta feira de cinzas, vem logo após um dia depois da terça gorda, o ultimo dia da temporada de Carnaval, no entanto o ultimo dia em que se pode comer carne, e em seguida aproxima-se a Quaresma, quarenta dias de jejum em preparação para a Páscoa celebrado pelos cristãos católicos quando rememoram sua mortalidade, usando cinzas á luz do simbolismo bíblico para o arrependimento e perdão dos pecados perante a Deus.


Abstinência ou fartura ?

Esse tão grandioso acto é para ser cumprida por todos os cristãos católicos praticantes, mas é de salientar que na cidade da Praia e muito menos no interior de Santiago isso tem tido cumprido, ou melhor um dia que se deve começar pelo jejum passa a ser um dia de muita fartura e muito festejo por muitos cristãos.
Num pais onde se queixa muito do que comer, nesses dias parece que o mercado de capital chove de verduras e fartura.
couve, coco, peixe seco, mandioca, batata, abóbora, cenoura, não faltam para uma boa caldeirada, milho de cochido para xerém, farinha de milho e mandioca para cuscuz, e mel para sobremesa e muito mais para preparar um bom prato tradicional.
Enfim, tudo isso para um bom começo de jejum.

Carnaval está a porta

Carnaval é considerado uma das festas mais populares, mais animadas e representativas de todo o mundo.
Falar de Carnaval é o mesmo que falar em alguns dias de muita brincadeira de muita coloração, pela cidades da Praia do Mindelo e na vila de S. Nicolau.

Todo o ano tem tido o mesmo acontecimento, pessoas fantasiadas em grupos, carros decorados, andores com crianças e grupos criativos por toda a parte não deixam de desfilar pelas ruas reforçando a nossa cultura.


A Origem Carnavalesca

Carnaval tem a sua origem no Entrudo português, este acontecia num período anterior a Quaresma ou seja nas véspera de quarta feira de cinzas isto é, a hora em que começa a abstinência de carne durante os quarentas dias nos quais, no passado os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne. A própria origem do Carnaval é obscuro. Tudo indica que no passado as pessoas jogavam uns aos outros ovos, farinha e agua como forma de sentirem a liberdade, principalmente para os escravos.

O que era considerado ocasião para a libertinagem passou a ser cerimonia oficial com certos limites para estabelecer a carnalidade do povo, permanecendo ate os dias de hoje.

S. Valentim aproxima os românticos

S. Valentim teria surgido graças a uma teoria que defende que o imperador romano Claudius2 proibia o matrimónio no intuito de angariar mais soldados para as frentes das suas batalhas.
No entanto, Valentim era o nome de um sacerdote que foi contra o decreto imperial, realizando casamentos em segredos para os que amam. Após ter sido descoberto, este foi preso, torturado e condenado a morte a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
Com isto 14 de Fevereiro passou a ser uma data romântica comemorada em quase toda a parte do mundo.


Cabo verde não foge a regra. Jovens, adolescentes e adultos já estão preocupados para que este dia seja diferente de todos os outros.
Uns festeja-lhe com prendas, jantares, trocas de cartões com mensagens, caixas de bombons e outros nem por isso, o que importa é estar na companhia da pessoa amada.